Festa em Honra do Santíssimo Salvador do Mundo,
assinalou também o trigésimo aniversário
da paróquia portuguesa de Mississauga
Texto e Fotos de: João G. Silva
Adiaspora.com Julho 2009
A Comunidade Portuguesa celebrou o 30º. Aniversário da fundação da primeira Igreja Portuguesa do Santíssimo Salvador do Mundo em Mississauga, no passado fim-de-semana. Este templo católico, fica situado no 1212 Melton Drive, na cidade de Mississauga. A festa deste ano foi um tanto ou quanto alterada devido ao mau tempo que se fez sentir, no sábado e domingo, devido ás fortes chuvadas e trovoadas que ocorreram naquele fim-de-semana. Na quinta e sexta-feira, dias 23 e 24 mês de Julho, houve o Sacramento da Reconciliação e teve lugar também a Eucaristia com pregação, sendo também solenizada. No sábado dia 25, houve missa, pregação e procissão. O arraial que se seguiu teve a abrilhantá-lo os Ranchos Folclóricos de Brampton e Académico de Viseu de Toronto e a finalizar a Banda Lira Portuguesa de Brampton, deu um concerto musical.
O Andor de Nossa Senhora de Fátima
No domingo dia 26, realizou-se a Missa Solene cuja proclamação da palavra esteve a cargo do Pe. Lawrensius Ruba e pelas 15 horas saiu a procissão em Honra do Santíssimo Salvador do Mundo, que percorreu algumas artérias vizinhas da Igreja num giro abreviado, devido ás condições do tempo desfavoráveis.
À saída do Templo, o Sacerdote com o Santo Lenho
À saída da Igreja encontrava-se um vistoso tapete de flores e verduras naturais, com o número 30 e S.S.M., simbolizando os trinta anos do aniversário daquela Igreja.
Á saída da procissão o tempo melhorou e fez-se o cortejo, apesar do giro ser mais curto do que o habitual. Incorporam-se na procissão, o guião, homens vestindo opas encarnadas, três portas bandeiras empunhando os símbolos do Canadá, de Portugal e da Paróquia, os anjinhos e meninos/as da 1ª. Comunhão, o andor de N.S. Fátima e os três Pastorinhos, Legião de Maria, Movimento Mariano de Oração e Reparação, Padres, o Pálio com o Santíssimo Sacramento, as promessas, a Irmandade do Divino Espirito Santo da Paróquia do S.S.M., Grupo Folclórico do PCCM, Conselho paroquial de Mississauga, Cavaleiros de Colombo e a terminar a Banda Filarmónica, Lira Portuguesa de Brampton.
Os Anjinhos na procissão
Ao recolher da procissão foi tocado o hino do S. S. Mundo, cuja imagem é idêntica àquela que também se venera na freguesia da Ribeirinha, do concelho da Ribeira Grande da ilha de São Miguel-Açores e que os emigrantes micaelenses trouxeram consigo para terras do Canadá, mais propriamente para a primeira Igreja Portuguesa de Mississauga.
A Filarmónica de Brampton
Depois da recolha da procissão o tempo voltou a piorar. Algum povo já se encontrava no parque ocupando os melhores lugares, aguardando o arraial, mas tiveram que abandoná-lo quase de imediato e procuraram o caminho de casa, porque a chuva que caiu impediu-os de assistir ao programado arraial.
O programa anunciado, por isso, não pôde ser integralmente cumprido devido ao tempo adverso que se fez sentir.
A todos os paroquianos, à comissão de festas, ao fundador, Monsenhor Eduardo Resendes, quero deixar aqui expresso os meus mais sinceros Parabéns!
O Andor da imagem
do Santíssimo Salvador do Mundo
Slideshow Adiaspora.com
Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas: